10 curiosidades sobre o corpo humano

curiosidades sobre o corpo humano


O corpo humano é uma máquina incrivelmente complexa. Quanto mais estudamos, mais percebemos que não sabemos quase nada sobre ele. então segue abaixo 10 curiosidades sobre essa máquina que chamamos de corpo humano:


10 - Em média, um adulto pisca 24 vezes por minuto, para umidificar e limpar os olhos. Cada piscada dura décimos de segundo; o tempo e a freqüência das piscadas variam conforme o estado geral e o humor de cada ser humano. Quando estamos muito cansados costumamos piscar quarenta vezes por minuto!

9 - Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!

8 - As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!

7 - O estômago é um órgão elástico, quando vazio tem um volume de 50 mililitros. Porém ele pode aumentar 80 vezes sua capacidade se você comer sem parar. Isto equivale a 3 ou 4 litros de comida. Se a pessoa insistir em continuar comendo a reação natural é o vômito…

6 - As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.

5 - A cartilagem é um dos poucos tecidos que cresce durante toda a vida. Entre 30 e 70 anos, o nariz pode crescer cerca de 1 centímetro e as orelhas um pouco menos.

4 - Temos em média 100 mil fios de cabelo.

3 - Um ser humano produz cerca de 10 mil litros de saliva durante toda a vida.

2 - A audição é um dos sentidos mais “fracos” que temos em comparação com o dos animais. Eles podem detectar o som com frequência muito maior e muito menor do que nós.

1 - Apesar de representar apenas 2% do peso do corpo, o cérebro consome nada menos que 20% de toda a energia de que precisamos. Isso acontece porque ao contrário dos músculos e do sistema digestivo, por exemplo, ele nunca para, inclusive enquanto dormimos.

Curiosidades sobre o corpo humano.

Postar um comentário

0 Comentários