Porque o céu é azul ?

Sempre nos pegamos pensando o porque da coisas, sempre que olhamos pro céu vem a pergunta "Porque o céu é azul" e não verde ou de outra cor.

Como a maioria de todos sabemos o arco iris é composto por sete cores distintas e a luz emitida pelo sol é composta pelas essas sete cores. O que acontece é que quando a luz do sol chega na atmosfera da terra os raios solares colidem com as moléculas de ar, água e poeira e provoca a dispersão do comprimento de onda azul da luz.

Quando percebemos a cor de um objeto, é porque ele refletiu ou dispersou, de forma disseminada, o comprimento de onda associado à luz de uma determinada cor. A luz azul tem uma freqüência (ciclos de onda por segundo) muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.

Porque o céu é azul ?
Porque o céu é azul ?


A luz violeta tem comprimento de onda menor que a luz azul, portanto espalhando-se mais na atmosfera que o azul. Então porque não vemos o céu violeta ? Porque não há suficiente luz ultravioleta. O sol produz muito mais luz azul que violeta.

No paneta Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo tipo de dispersão do azul na atmosfera do planeta como na Terra. Porém em Marte o céu é cor de rosa, já que há excessivas partículas de poeira na atmosfera de Marte, devido à presença de óxidos de ferro originários do solo. Se a atmosfera de Marte fosse limpa da poeira, ela seria azul, porém um azul mais escuro do que vemos na Terra, já que a atmosfera de Marte é muito mais rarefeita.



Gostou dessa matéria sobre "Porque o céu é azul ?", compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Fonte: FJU

Postar um comentário

0 Comentários